quinta-feira, 30 de abril de 2009 - Moda e setores convergentes se unem nos quatro dias de atividades do FMF 2009
Festival encerra atividades com saldo positivo. Reformulação de conceito é aprovada pelo público

Novas coleções das marcas, desfiles com personalidades do showbiz, debate cultural, artesanato e gastronomia em destaque. Assim foram os quatro dias do Festival da Moda de Fortaleza (FMF 2009), que teve início na segunda-feira (27) e se encerra na tarde de hoje, quinta (30). Criado há 28 anos, o FMF apostou em um novo formato, em que o investimento no conceito passou definitivamente a fazer parte das estratégias comerciais do evento e do Maraponga Mart Moda, shopping atacadista promotor do Festival. Ao longo dos dias, o público circulante diário do shopping ultrapassou as dez mil pessoas estimadas pela organização do evento. Com as lojas cheias de compradores e o espaço na arena de desfiles sendo disputado pelos interessados em conhecer as novas tendências, o FMF 2009 cumpriu com o seu objetivo de unir a moda a diversos setores convergentes.
Em sua 28ª edição, o FMF 2009 abraçou o tema "Os sentidos da moda", conceito elaborado pela jornalista e consultora de moda Cristina Franco, e reverenciou o poeta popular e cantador cearense Patativa do Assaré no ano do centenário de seu nascimento. Além de uma decoração temática com elementos da cultura e tradição regionais nordestinas, o evento homenageou Patativa com a montagem de um memorial sobre a vida e a obra do poeta, aberto a visitação. Na quarta-feira (29), a imprensa internacional e nacional participou do painel "França e Patativa numa roda de amigos", coordenado pelo professor e poeta BC Neto, coordenador de Ação Cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), e que contou com a participação de um dos filhos de Patativa, Geraldo Gonçalves, do poeta e jornalista José Leite, e do poeta e cantador Geraldo Amâncio.
A área de gastronomia foi contemplada com o projeto "Comer bem faz sentido", no qual dez restaurantes de Fortaleza se uniram para criar um cardápio especial para os dias do FMF 2009. Cada restaurante montou um prato e uma sobremesa com elementos da culinária regional e com preço diferenciado. Os pratos trazem o nome de ícones da cultura, dos costumes ou da gastronomia cearenses.
A programação oficial de desfiles do FMF 2009 contou com a participação de 20 marcas, cada uma apresentando 30 looks na passarela. Entre as celebridades que arrancaram gritos do público estiveram os participantes do Big Brother Brasil 2009, Max, Francine, Priscila, Josi e Ton, além da modelo Isabela Fiorentino, das atrizes Emanuelle Araújo e Bianca Bin, e dos atores Dado Dolabella e Micael Borges, além da dançarina Scheila Carvalho. A manhã desta quinta (30) foi dedicada ao desfile do estilista Edson Freitas, vencedor do FMF Mostra Moda edição 2007, e a um desfile coletivo, no qual três marcas exibiram dez looks, cada.

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