quarta-feira, 9 de setembro de 2009 - Troca-troca
Vender ou trocar roupas entre amigas (e amigas das amigas) é a última moda entre as fashionistas. Aprenda a organizar um bazar e embarque nessa brincadeira também!

Brincadeira lucrativa

Além da diversão, que é certa, bazares entre amigas podem ser lucrativos (o preço costuma ser baixo, mas você ganha no volume). Só não vale encará-los como um negócio. “Organizar um evento onde há compra e venda uma vez ou outra não tem problema. Mas, se ficar comprovado que ele acontece de forma regular, pode haver implicações comerciais para quem está envolvido, como a cobrança de impostos pela prefeitura da cidade”, alerta o advogado especialista em direito comercial Armstrong Oliveira. Para evitar saias justas (se elas não estiverem na moda!), uma das soluções é partir para o troca-troca. “Sempre troquei roupas com três amigas. Como todo mundo achava a iniciativa legal, decidimos ampliar a brincadeira”, conta a produtora de fotografia Beatriz Moraes, uma das organizadoras do Escambo Fashion, que acontece em Curitiba e renova o closet de muitas mulheres sem que elas tirem o cartão de crédito da carteira. “Vamos para um café e passamos o dia inteiro experimentando as roupas. O objetivo é reciclar, e não vender.”

Algumas dicas: comes e bebes deixam as compras (ou trocas) mais divertidas. “Pense nas delícias que você gosta de comer, como pão de queijo, bolinhos, wraps, e sirva com espumante, água, café e ponche”, ensina a jornalista Chris Campos, expert em organização de eventos e autora do livro Almanaque das Festas Instantâneas. E bom bazar!


Dez mandamentos do bazar entre amigas

1. Convide todo mundo com pelo menos três dias de antecedência.

2. Desapego já! Se algo está encostado no seu armário por mais de um ano, coloque à venda porque dificilmente você vai voltar a usar (a exceção, claro, são os clássicos de ótima qualidade).

3. Compre uma máquina de etiquetar e coloque preço em todas as peças. Vai facilitar a sua vida e a vida das compradoras.

4. Separe as roupas em araras, sempre por famílias: vestidos de festa, casacos, saias etc. Organização causa boa impressão.

5. Pelo mesmo motivo, se certifique de que as roupas à venda estejam recém-lavadas e bem passadas.

6. Separe bijoux, lenços e bolsas em locais específicos e com fácil visualização.

7. Não exagere nos preços — você está vendendo, afinal, para amigas!

8. Providencie sacolinhas para as convidadas levarem suas aquisições para casa.

9. Deixe um lugar reservado para que as pessoas possam experimentar as peças com privacidade. Se tiver um espelho de corpo inteiro, melhor ainda.

10. Se quiser incrementar o programa, chame um maquiador para ensinar alguns truques de make durante o evento.



fonte: ELLE