sexta-feira, 19 de março de 2010 - Marc Riboud




Marc Riboud conseguiu captar em 50 anos de carreira mais do que imagens. Em suas fotografias, ele registrou emoções e símbolos com sinceridade, de forma honesta para o mundo. Agora é a vez dos cearenses conhecerem de perto a trajetória desse fotógrafo francês. De 9 de março a 25 de abril, a Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, e a Aliança Francesa no Brasil apresentam, no Espaço Cultural Unifor, a exposição “Marc Riboud – Fotógrafo”, reunindo suas 60 fotos mais representativas.


A mostra é a porta de embarque para uma viagem à tradicional escola francesa, que deu corpo à chamada fotografia humanista, a qual influenciou uma geração inteira de fotógrafos em todo o mundo durante o século 20. As obras evidenciam a diversidade de épocas e locais clicados por Riboud – de Washington ao Vietnã, do Nepal às Índias, da China à África, ou no Brasil –, valorizando o olhar atento, humanista e, ao mesmo tempo, crítico.

Nas palavras de Yann Lorvo, diretor geral da Aliança Francesa no Brasil, “Há certos nomes que ressoam com a força de uma evidência e pessoas que nos dão vontade de amar os outros. Marc Riboud é uma dessas pessoas instigantes”. Ele é autor de algumas das imagens mais inspiradoras do fotojornalismo. Sua foto mais famosa é a de uma menina com uma flor em frente à tropa armada, numa manifestação próxima ao Pentágono contra a Guerra do Vietnã. “Ela me disse que eram os soldados que tremiam”.

A mostra percorrerá seis capitais brasileiras, sendo Fortaleza a primeira do roteiro, seguida por Brasília, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo. Em “Marc Riboud – Fotógrafo”, é dada a chance de reviver momentos marcantes, seja na China de Mao, na União Soviética, na Índia, na independência da Argélia, no Maio de 68 na França ou na Guerra do Vietnã, com um olhar dos dois lados do conflito. Visite!


Visitação | 10 de março a 25 de abril de 2010
Aberta ao público de terça a sexta, das 10h às 20h, e sábados e domingos, das 10h às 18h, no Espaço Cultural Unifor
Entrada gratuita – Estacionamento no local
Agendamento de visitas guiadas para grupos de visitantes - 85 3477 3319

Marcadores: , , ,